Minha identidade não tem carácter temporário, mas sementes de eternidade! (Moysés Azevedo)
Alguém a quem muito estimo escreveu: 'se vires a mim, vagando por aí, peça para eu voltar, diga que estou esperando.'
Como é bom saber que se de mim eu me perder, tenho para onde voltar, tenho raiz, e melhor ainda terei alguém a me mostrar onde eu vou estar. Em cada retorno: um rabisco, uma inspiração, um poema, uma canção... folhas, flores ou frutos, que surge ao querer da estação...
A ela me disponho! Com ela eu vou! Nas raízes da alma, a verdade de quem sou!

Eleição e Predileção

‘O Senhor ama a cidade que fundou no Monte Santo,
ama as portas de Sião, mais que as casas de Jacó’
(Sl 86 (87), 1-2).

Como não se surpreender com este trecho do salmo que algumas vezes me fez indagar, à guisa reflexiva do salmista, sobre o que ele realmente pretendia exprimir quando relata a predileção de Deus pelas portas de Sião, Cidade de Deus, mais que todas as casas de Jacó.

Recentemente, ao lê este salmo na liturgia diária, pude mergulhar um pouco mais no mistério em que percebi que ele traz em si que é a ‘Eleição’. Ao lembrar como esta experiência da eleição permeia a mim, não há porque querer compreender esta predileção de Deus por aquele que Ele tornou seu eleito. Ele tão simplesmente QUIS escolher, de forma livre e gratuita. Destarte, a comparação do salmista consegue elucidar aquilo que é realmente importante nesta escolha: Ele ama! Ele ama a cidade que fundou no Monte Santo!

Como não dizer então coisas gloriosas desta cidade do Senhor? Foi aí que muitos nasceram, outros renasceram, no entanto um ou outro, no seu seio nunca deixaram de ser alimentados. É por isso que nela, todos juntos, a cantar se alegrarão, e dançando exclamarão: Estão em ti as nossas fontes! Esta fonte que prefigura tudo que está por vir,  da inesgotável nascente em rios caudalosos há de sempre jorrar.

Lembro-me de uma canção que eu ouvia frequentemente, The basics the Life, do 4Him. Se de mim mesmo eu me perder, basta retornar ao início de tudo, ao princípio da vida, ao que é fundamental. Quem sabe não seja por isso que em mim, este blog anseia ser de fato este transbordamento que me faz com as raízes da alma adentrar no terreno do coração do Eterno, ainda que eu nada veja sob este solo, ele é fértil, e me fará nele descobri seu manancial de água viva para que eu absorva da Seiva Eterna que me inebria plenamente.

Como não lembrar de Santo Agostinho ao dizer que o desejo da nossa alma é retornar para Deus e inquieto estará o nosso coração enquanto não repousar n’Ele. Com o auxílio da graça espero a cada instante retornar para Ele, este é o desejo de minha alma, entrar pelas portas da cidade santa que Ele escolheu e aí dá graças porque a cada manhã ao lembrar do seu amor que gratuitamente veio a mim posso renascer e renovar minha confiança. Para não me perder, é só deixar a voz do salmista me alcançar e me mostrar em quem eu devo confiar. Com ele aprendo que minha segurança é uma só: Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário