Minha identidade não tem carácter temporário, mas sementes de eternidade! (Moysés Azevedo)
Alguém a quem muito estimo escreveu: 'se vires a mim, vagando por aí, peça para eu voltar, diga que estou esperando.'
Como é bom saber que se de mim eu me perder, tenho para onde voltar, tenho raiz, e melhor ainda terei alguém a me mostrar onde eu vou estar. Em cada retorno: um rabisco, uma inspiração, um poema, uma canção... folhas, flores ou frutos, que surge ao querer da estação...
A ela me disponho! Com ela eu vou! Nas raízes da alma, a verdade de quem sou!

Aquele 'eu' que devo ser

Ultimamente não paro de pensar como é difícil ser quem sou. É duro ser Erlison, de fato. Parece engraçado, mas é um processo doloroso. Não falo simplesmente da dificuldade em ser o filho de Deus, consagrado que se dispõe a cada dia livremente viver por amor os desafios de uma vocação específica. Não este! Este aí, é muito fácil de ser notado, está na opção que eu fiz ao ingressar na vida consagrada. Este posso dizer que é facilmente visto pelas autoridades, pelos irmãos, pelas pessoas que nas esquinas da alma não mensura em suas retinas o que está na rua mais ao lado. 

Falo daquele 'eu' mais profundo, que estando no mais íntimo de mim, é visto a todo instante somente por Aquele que sonda o coração de cada homem. Aquele 'eu', que nunca será cobrado e exigido pelas pessoas que falei acima e que por isso facilmente poderia cair no desleixo para consigo, não sendo fiel as leis mais íntimas do coração. Aquele 'eu', que pensa muitas vezes está só, e que por vezes prefere se entregar a ter que lutar pra ser de fato o que se é.

Há quem se alegre com o que os olhos lhe estampam. Não quero me contentar com o que eles vêem. Quero continuar me esforçando pra ser quem realmente eu sou, ainda quando é mais conveniente concordar com quem pensa está colaborando para um bem que é puro engano.

Não é fácil ser fiel a própria inspiração, dar asas a canção...
O medo nos faz escolher o chão... O amor? Ah, o amor nos dar asas!
Nestas asas descubro que Ele me faz ir além do temor servil,
e escolher o que é de fato o bem.
Aquele bem, que é belo e verdadeiro e assim,
Nestas asas, paulatinamente trago pra fora, 
este 'eu', que poucos podem ver!
Aquele 'eu' que devo ser!

4 comentários:

  1. Prazer, "Sr. 'Eu' que devo ser"! Eu profundo, eu que não posso enxergar ou cobrar. Bem que gostaria de contemplar, mas a mim não compete tamanho privilégio, somente "Àquele que sonda", não é mesmo? Não é que seja complexo demais (imagino que sim..rs), mas sagrado demais para minha humana e mera compreensão. Alto demais.
    Parando pra pensar, como você, descubro: É, realmente, difícil ser eu. "Eu" que vive entre a razão (inevitável lógica que insiste em fincar os pés no chão) e a arte de sonhar (asas da imaginação desprendidas do exato, apoiadas no além).
    Sabe, nem que eu pudesse, não trocaria este "Eu", apesar de difícil (aiai..só o Pai), ele me faz ser cada vez mais ser...humm...ser...Eu. Aquele que quero e devo ser...

    Aiai...gostei da reflexão. Quero refletir mais vezes contigo, Baiano..rs

    Vanessa Maria (Nê)

    ResponderExcluir
  2. Que maravilha!

    Amo ler o que tem vida! Suas palavras tem vida!

    Obrigada por me deixar olhar nos teus olhos ao ler estas palavras que trazem a verdade do seu coração... Um olhar diz tanto sem falar!

    "Não quero me contentar com o que eles veem. Quero continuar me esforçando pra ser quem realmente eu sou, ainda quando é mais coveniente concordar com quem pensa estar colaborando para um bem que é puro engano."

    É custosa a opção de viver a verdade de quem somos, né? Tenho me descoberto e tentado fazer com fidelidade a opção de ser eu mesma... Prazer, Vanessa Cristina! Lágrimas em meus olhos? Estão aqui sim, ainda que seja mais "conveniente" mentir e dizer que não estão e fingir que minha superficialidade é minha identidade! Não mais! Não quero... Não hoje, não neste tempo, amanhã espero ter forças de optar pelo mesmo... Este é o tempo da verdade, de descobrir a verdade e optar livremente por ela! Estou redigindo com tranquilidade um texto falando sobre isso. O fruto está amadurecendo e em breve terá condições de ser colhido, partilhado. Não que terá se encerrado a obra, mas ao menos terá passada a época das "demolições" e "estruturação" do edifício de mim.

    "Não é fácil ser fiel a própria inspiração, dar asas a canção...
    O medo nos faz escolher o chão... O amor? Ah, o amor nos dar asas!"

    Estas palavras transbordam de um coração apaixonado, um coração que ama apaixonadamente! Não pode ser possível a alguém que não tenha provado e prove de um profundo e verdadeiro amor, transpor com palavras tão intensas como estas essa realidade vivida aí no "mais profundo que estando no mais íntimo de mim (ti), é visto a todo instante somente por Aquele que sonda o coração de cada homem."
    Não sei como mensurar - e nem vejo necessidade de fazê-lo - a intensidade com a qual consigo lhe compreender sobre o que disse. Mas compreendo, partilho deste mesmo desejo de ser quem sou, de viver além daquilo que enxergam de mim, de VIVER e SER - conduzida pelas asas deste, para e por e com este amor.

    Nestas asas descubro que Ele me faz ir além do temor servil,
    e escolher o que é de fato o bem. Aquele bem, que é belo e verdadeiro e assim,
    Nestas asas, paulatinamente trago pra fora, este 'eu', que poucos podem ver!
    Não quero escolher o chão, meu lugar é nas alturas para onde as asas do amor vão me levar! Que venha para fora, que seja LIVRE:

    Aquele 'Eu' que devo ser!"

    Quero muito apreciar mais algumas vezes - e vou fazê-lo - este texto! Tenho passado por aqui todos os dias, lido e re-lido suas músicas cheias de vitalidade, de verdade, de lutas, de humanidade...

    Vanessa Cristinah

    ResponderExcluir
  3. Meu irmão

    Que tesouro é esse que vc escondeu?!!!
    Faça isso não! Bendito seja Deus! O admiro ainda mais! Um abração grande!

    Do seu fã
    Wilde Fabio

    ResponderExcluir
  4. Tá bom, me esforçarei para por do lado de fora. Rs... Que Deus me dê a graça de corresponder e vir a ser o que Ele quer que eu seja. Abraço, Wilde!

    ResponderExcluir